quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Boa tarde pessoal!
Essa postagem é sobre minha faculdade que quero atuar que é engenharia eletrônica

Mercado de Trabalho

 A área de atuação deste profissional é muito ampla e tende a crescer ainda mais com a evolução da automação industrial e das tecnologias de informação e comunicação. "O engenheiro eletrônico tem espaço em empresas de qualquer setor que necessitem de especialistas em processamento de sinais e informação e no desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos", diz o professor Marco Isaías Alayo Chávez, coordenador do curso de Engenharia Elétrica-Sistemas Eletrônicos da USP. Na indústria, os segmentos automobilístico, eletroeletrônico, alimentício, agrícola, têxtil e de eletrodomésticos oferecem boas oportunidades de trabalho na implantação, manutenção e inovação das linhas de produção. Outra área aquecida para é a de telecomunicação, que ocupam-se da conversão das tecnologias de TV digital e internet para os padrões brasileiros. Chávez também salienta que os engenheiros eletricistas e eletrônicos colhem os frutos do ótimo momento vivido pela construção civil. Por fim, existem vagas no setor de mineração, para quem se especializa em automação da extração de minerais, no de exploração de petróleo, para quem se dedicar à tecnologia eletrônica associada à extração no pré-sal, e no de energia elétrica, para o desenvolvimento de sistemas eficientes de transmissão. As principais oportunidades se concentram nas regiões Sul e Sudeste. 
Curso

Nos dois primeiros anos dessa graduação, o currículo é forte em matérias da área de Exatas, como cálculo diferencial, física, matemática, geometria, desenho técnico e estrutura de dados. Depois começam disciplinas mais específicas, como sistemas digitais, circuitos elétricos, eletrônica e eletromagnetismo. A realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias. 


Atenção: em algumas instituições de ensino, o curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica; em outras, há enfoques específicos, como telecomunicações e automação. 


Duração média: cinco anos



Outros nomes: eng. elétr. (sist. eletrôn.); eng. elétr. eletrôn.; eng. eletrôn. e de Comput.; eng. eletrôn. e de Telecom.

O que você pode fazer


Projeto

Projetar, desenvolver e gerenciar novos sistemas eletroeletrônicos ou equipamentos para ser usados na indústria.
Manutenção
Instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos eletroeletrônicos.
Consultoria

Assessorar pequenas empresas na elaboração e execução de projetos de sistemas eletroeletrônicos ou de equipamentos.;

Nenhum comentário:

Postar um comentário